ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE: PASSO A PASSO E ATIVOS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

e expor ao sol diariamente traz diversos benefícios para a saúde, pois estimula a produção de vitamina D, que é essencial para diversas atividades do corpo, além de estimular a produção de melanina, prevenir doenças e aumentar a sensação de bem-estar.

Por isso, é importante que a pessoa se exponha ao sol sem protetor solar por 15 a 30 minutos diariamente, de preferência antes das 10h da manhã e após às 16h, pois são as horas em que o sol não está tão forte e, assim, não há riscos associados à exposição.



1. Aumentar a produção de Vitamina D

A exposição ao sol é a principal forma de produção de vitamina D pelo corpo, que é essencial de várias maneiras para o organismo, como:

  • Aumenta os níveis de cálcio no organismo, o que é importante para o fortalecimento de ossos e articulações;

  • Ajuda a prevenir a formação de doenças como osteoporose, doenças cardíacas, auto-imunes, diabetes e o câncer, principalmente no cólon, mama, próstata e ovários, pois reduz os efeitos da transformação das células;

  • Previne doenças auto-imunes, como artrite reumatoide, doença de Crohn e esclerose múltipla, pois ajuda a regular a imunidade.

A produção de vitamina D pela exposição ao sol é maior e traz mais benefícios ao longo do tempo do que a suplementação oral, por meio de comprimidos. Veja como tomar sol de forma eficaz para produzir vitamina D.


2. Diminuir o risco de depressão

A exposição ao sol aumenta a produção de endorfina pelo cérebro, substância antidepressiva natural, que promove sensação de bem-estar e aumenta os níveis de alegria.

Além disso, a luz solar estimula a transformação da melatonina, hormônio produzido durante o sono, em serotonina, que é importante para o bom humor.

3. Melhorar a qualidade do sono

A luz do sol ajuda a regular o ciclo do sono, que é quando o corpo compreende que está na hora de dormir ou de ficar acordado, e evita episódios de insônia ou dificuldade para pegar no sono à noite.

4. Proteger contra infecções

A exposição ao sol moderada e nos horários corretos, ajuda a regular o sistema imune, dificultando o aparecimento de infecção, mas também combatendo as doenças da pele relacionadas à imunidade, como psoríase, vitiligo e dermatite atópica.

5. Proteger contra radiação perigosa

Tomar sol, moderadamente, estimula a produção de melanina, que é o hormônio que dá o tom mais escuro à pele, impede a absorção de mais raios UVB, protegendo naturalmente o corpo contra os efeitos tóxicos de alguma da radiação solar.

Cuidados ao tomar sol

Para obter estes benefícios, não se deve tomar sol exageradamente, pois em excesso, o sol pode trazer consequências prejudiciais para a saúde, como insolação, desidratação ou câncer de pele. Além disso, para diminuir os riscos da exposição aos raios UV do sol, é recomendado o uso de protetor solar, no mínimo FPS 15, cerca de 15 a 30 minutos antes, e repor a cada 2h.

Saiba quais são as formas de tomar sol sem riscos para à saúde.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Agende sua consulta

Selecione uma opção

© 2021 Clínica Dr. Diemis G. Botassari                    Criafix

Home 

A Clínica

Profissionais

Tratamentos

Blog

Email: drdiemis@gmail.com

Telefone: 67 3423-8229  | 9 8208-3090 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube